Você sabe o que significa Burnout?

Você é do tipo de pessoa que sempre dá seu máximo em todas as atividades que se propõem?  Pensando bem, como poderíamos deixar de ser a pessoa que está sempre disponível ou o parceiro que nunca nega ajuda? Afinal, a opinião dos outros sobre nós acaba por ser notória, não é?

A questão a ser discutida é de que se cada um de nós carrega sua “mochila emocional”, mas acabamos por carregar também as emoções alheias, cedo ou tarde, essa bagagem ficará pesada demais. Aqui então, fica uma pergunta: você sabe qual é o seu limite emocional?

O termo Burnout traz o conceito de limite emocional ultrapassado. Sua tradução direta, tem como significado “perda de energia”, ou “queimar para fora”. Se trata então de uma síndrome a qual o trabalhador perde o sentido da relação com seu trabalho e dessa forma sente que quaisquer que sejam seus esforços, estes parecem ser inúteis. Em outras palavras, podemos dizer que o Burnout é uma reação a tensão emocional extrema gerada a partir do contato excessivo com outros seres humanos, fato que o servidor público está invariavelmente exposto no seu dia a dia.

O importante é entender que não vamos conseguir dar nosso máximo em todas as atividades e que não vamos estar bem a todo momento, e está tudo bem.

Cuidar de si mesmo as vezes requer ajuda de profissionais especializados, pois nada é mais importante do que sua saúde.

LIRDIA ROSANE BASCH MEIRA

Psicóloga CRP7516

Mestre em Psicologia Jurídica

A ATJ possui  parceria na área de psicologia (atendimento on-line) em benefício dos associados e familiares – Informações com a Secretária, Sra. Mariana (49) 9 9814-3781.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.