Campanha Abril Verde – TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO (TMC)

TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO (TMC)

São transtornos caracterizados por alterações clínicas e comportamentais significativas. Podem acarretar sofrimento clinicamente relevante e danos em várias áreas do funcionamento mental e comportamental. Podem ser resultado de fatores orgânicos, sociais, genéticos, químicos e ou psicológicos.

Entre os transtornos mais comuns nos servidores públicos está o transtorno do humor (afetivos)

São transtornos cuja principal perturbação é uma alteração do humor ou do afeto: rebaixamento do humor (depressão) ou de elevação do humor e aumento da energia e da atividade (mania ou hipomania), que podem vir ou não acompanhados de ansiedade. As variações do humor, em geral, são modificações no nível de atividade (hiperatividade ou hipoatividade). Esses transtornos costumam ser recorrentes, mas há a possibilidade de episódios individuais, normalmente relacionados com situações de estresse.

É importante lembrar: • Riscos mais altos de sofrer de TMC foram identificados entre servidores que acusaram perda de qualidade de vida, insatisfação com a capacidade de trabalho, que estavam expostos à alta demanda física e com condições razoáveis ou precárias de trabalho e, ainda, aqueles expostos à elevada demanda psicológica e com pouco controle sobre as atividades de trabalho.

Quer saber mais sobre esse tema?

Agente uma consulta on-line com nossa psicóloga.

Todas às terças pela manhã são disponibilizadas duas sessões gratuitas de uma hora.

Agende a sua pelo WhatsApp (49) 9 9814-3781 com Mariana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.