Você sabe o que é ASSÉDIO MORAL?

Assédio moral é toda e qualquer conduta que caracteriza comportamento abusivo, frequente e intencional, através de atitudes, gestos, palavras ou escritos que possam ferir a integridade física ou psíquica de uma pessoa, vindo a pôr em risco o seu emprego ou degradando o seu ambiente de trabalho.

O assédio moral é uma conduta abusiva praticada de forma repetida no ambiente de trabalho, que gera situações humilhantes e constrangedoras para a vítima, podendo acarretar seu isolamento e adoecimento. Pode ser praticado pelo superior hierárquico ou qualquer outro colega de trabalho.

 

Nem sempre é fácil identificar a ocorrência do assédio moral, pois, às vezes, ele pode ser confundido com meras brincadeiras ou divergências em relação a questões de trabalho.

 

Ainda assim, existem algumas condutas típicas que podem ser caracterizadas como assédio moral tais como: desaprovação a qualquer comportamento da vítima, críticas repetidas e continuadas em relação à sua capacidade profissional, comunicações incorretas ou incompletas quanto às tarefas, isolamento da vítima, descrédito da vítima no ambiente de trabalho espalhando rumores ou boatos sobre a sua vida pessoal ou profissional.

 

O assédio moral também ocorre quando há exposição da vítima ao ridículo perante colegas ou clientes, de forma repetida e continuada, tratamento hostil e indiferente, perseguição pessoal, tratamento mais rígido dado à vítima em relação aos demais colegas, atribuição de tarefas que a inferiorizam ou muito complexas sem a instrução adequada, transferências contínuas e exigência de cumprimento de tarefas desnecessárias ou exorbitantes.

Então? Já passou por isso? Está passando? Informe-se e busque ajuda, sua saúde mental é fundamental.

 

LIRDIA ROSANE BAISCH MEIRA,MS

PSICÓLOGA CRP 12.07516

Quer saber mais sobre esse tema?

Agente uma consulta on-line com nossa psicóloga.

Todas às terças pela manhã são disponibilizadas duas sessões gratuitas de uma hora.

Agende a sua pelo WhatsApp (49) 9 9814-3781 com Mariana

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.